sábado, 2 de janeiro de 2010

O Conformismo Suicida


Antes de tudo, gostaria de aprofundar com vocês o conceito de conformismo e suicida, para assim chegarmos a esse fenômeno cultural e prejudicial, que assola as mentes da grande maioria da população brasileira.

Com uma rápida consulta podemos encontrar diversas formas de entender o que seria o conformismo, me atenho ao sentido de que seja uma tendência de se conformar com os usos estabelecidos, ou seja, se submeter ao que lhe é imposto, mantendo-se inerte a qualquer ação que possa mudar o tal "estabelecido". Assim sendo, chegamos ao conceito de suicida, superficialmente entendemos suicídio como o ato de provocar a própria morte, mas podemos estender também à destruição, a ruína ou a derrota do próprio indivíduo, este sendo o nosso infame suicida. Com estes dois conceitos em mãos podemos chegar a uma mesclagem, originando assim nosso conceito de conformismo suicida, que resumidamente seria o fato do indivíduo se conformar com o que lhe foi imposto de forma preestabelecida, levando assim a sua própria ruína, não necessariamente a sua morte. Mas o que poderia ser pior que a morte? Poderiam lhe perguntar. Perder a sua liberdade e ser confinado em um mundo depredado pela ganância, um mundo de eterna subjugação e constrangimento perante párias, sujeitos desprovidos de moral e bondade. Seria este mundo uma prisão penitenciária, aquela que você só viu pela televisão e teme que um dia acabe por lá, largado às traças por defender sua vontade e honra? Não pasmem caros leitores, este mundo do qual lhes falo é real, tateável e visível. Este mundo é o nosso país: Brasil das palmeiras, da mulata, do samba e também do preconceito, seja este racial, cultural, social ou até mesmo sexual, o Brasil das autoridades com plenos poderes e destemidas de se utilizarem de benefícios indiscriminados.

E onde estamos em meio a toda essa bagunça? No fundo do poço, nos arrastando para conseguirmos um lugar ao sol, um lugar na mediocridade de um salário que pelo menos nos dê o que comer, porque muitas vezes nem isso o pobre brasileiro tem, trabalha noite e dia sendo cuspido na cara pelos aristocratas e tendo que lidar com sua barriga que ronca de fome, clama por comida. E o seu coração? Pelo que ronca o coração do brasileiro? O que clama no fundo do interior desta pobre e açoitada alma? Justiça, igualdade e tudo aquilo que nos prometem a cada 4 anos e mesmo assim não nos dão. Já está estabelecido por leis que devemos temer as autoridades, que devemos respeitá-las e jamais tocá-las. Assim como na antiguidade onde o Rei era uma figura divina, investida de poder através da maior arma da cultura da subjugação européia, a bíblia. Nas mãos de velhos decrépitos que diziam serem enviados de deus. E agora? As autoridades brasileiras são divinas! Investidas de poder através da constituição federal da república brasileira, uma espécie de bíblia do governo pseudo-democrático. E onde fica o nosso conformismo suicida nessa história? Aí sim, depois de viajarmos por toda essa história do nosso país podemos vislumbrar o porque de estarmos presos neste mundo, sem ter meios de nos libertar, isto por causa do maldito conformismo suicida, o brasileiro, como indivíduo político é um suicida conformado, ele sabe que um dia vai morrer, seja pelas mãos do estado ou seja por desgosto, velho e inválido em razão dos anos que trabalhou para manter esse estado gordo e faminto, mas não faz nada para mudar isso, não se opõe ao estado, não se opõe as autoridades, prende-se a conceitos estabelecidos seja por religião ou por uma falsa moral que está impregnada em sua mente, onde é errado usar da violência contra os outros, porém ser violentado todos os dias é algo perfeitamente cabível, já que as autoridades detêm o poder divino da constituição e por ela são protegidos, enquanto para o pobre cidadão comum brasileiro é imposto um código penal, repleto das mais diversas penalidades e sanções, para que você sempre pense duas vezes antes de se opor ao estado. Sempre se conformando com a ruína, este é o nosso conformismo suicida, o pensamento que está impregnado em praticamente todos os brasileiros, fazendo-os escravos do estado, da aristocracia, mantendo-lhes bem abastecidos de riquezas, impunidade e poder.

Mas, aos poucos, temos o que chamam de "raios de esperança", com movimentos sociais de contracultura, contra a cultura da subjugação, do conformismo, gerando forças capazes de mover todos nós, pouco a pouco, para cima, para fora deste poço, fora deste mundo, deste Brasil velho e decrépito. Para um novo Brasil, um Brasil nosso, de todos, todos eu digo nós, aqueles que trabalham todos os dias pensando num futuro melhor e não para aqueles que só pensam em formas de se aproveitar das pessoas, para estes párias, o fundo do poço.

- Alex Mantovão

3 comentários:

  1. Texto muito bom, é longo mas é mara. O povo brasileiro realmente precisa se mobilizar, de toda e qualquer forma possível, para quem sabe conseguirmos fazer algo, agir antes de sofrer as consequências, consequências essas que sofremos calados, imóveis, né?
    Massa Mantova!

    ResponderExcluir
  2. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (ou livro divino, como diz o camarada)
    Art. 1º Parágrafo Único,: Todo O PODER EMANA DO POVO, que o exerce por meio de representantes eleitos ou DIRETAMENTE, nos termos desta Constituição.
    Art. 5º TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, INDEPENDENTEMENTE DE AUTORIZAÇÃO, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio AVISO à autoridade competente;

    XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

    XXIII - a propriedade atenderá a sua FUNÇÃO SOCIAL;

    XXXV - a lei NÃO EXCLUIRÁ da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito;

    LII - não será concedida extradição de estrangeiro por crime POLÍTICO ou de OPNIÃO;

    LXI - NINGÉM SERÁ PRESO senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

    LXVIII - conceder-se-á "habeas-corpus" SEMPRE QUE ALGUÉM SOFRER, OU SE ACHAR AMEAÇADO DE SOFRER VIOLÊNCIA OU COAÇÃO EM SUA LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO POR ILEGALIDADE OU ABUSO DE PODER;

    Cara, li no texto anterior que o undergroud passava por problemas internos e blá blá blá. Não me espanta, tendo em vista a base teórica do movimento podem ter certeza, vocês estão fadados ao fracasso! Aprendam só um pouco de direito, só um pouquinho e vocês vão perceber que as autoridades não são intocáveis como os Reis da Idade Média(que analogia terível!)e que o poder que vocês têm é infinitamente maior que de qualquer PM outra autoridade qualquer, basta estudar. Por fim, espero que a luta seja para o estrito cumprimento da Constituição que lhe outorga tantos direitos e não que seja simplesmente paraderrubá-la. Está começando uma nova ordem! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Velho, a pessoa que postou esse texto que você tá criticando é FORMADA em direito.

    E sim, não acreditamos nas leis.

    Você precisa perceber que não se trata de substituir o poder e sim de destruí-lo. A constituição brasileira é até bonitinha, quase uma constituição socialista. Mas, na prática, como disse no outro comentário, em resultado, a lei não é Deus, antes da lei existe o poder, portanto, experimente a burocracia jurídica como instrumento revolucionário e veja no que dá, muitos tentaram em 2 mil anos de história e essa experiência nos diz outra coisa.

    Aliás, dentro das leis já existem "revolucionários"; é pra isso que serve a esquerda eleitoral. Você não precisa fazer nada! Só esperar as próximas eleições para votar no PSOL, PSTU, PT, e etc.

    Já sabemos a jurisdição - pode ter certeza disso - e também sabemos que a conjuntura econômica/social/política atual é infinitamente distinta de um regime totalitário jurídico da Roma antiga.

    Esqueça a jurisdição pelo amor de qualquer deus que seja. O sistema que vivemos não é essencialmente e nem prioritariamente jurídico. O estado nem mesmo é mais o poder maior. O sistema que vivemos é outro: se trata de um sistema totalitário mercantil e não jurídico e estatal. Há muito o estado já perdeu as forças contra as corporações, ou estou falando alguma besteira?

    ResponderExcluir